Os quadrinhos referentes à imagem 01 refletem de modo simbólico e extremado uma situação que vem se intensificando nos dias atuais, com a chamada sociedade em rede. Tal sociedade é caracterizada pela presença cada vez maior das novas tecnologias, as chamadas TIs – Tecnologias da Informação – de forma totalmente integrada ao nosso cotidiano.
Devemos evitar que tais inovações comprometam de alguma forma nosso desenvolvimento, no sentido de que deixemos de nos aperfeiçoar profissionalmente uma vez que temos agora à disposição mecanismos eletrônicos que facilitam nosso trabalho. Em outras palavras, as novas tecnologias representam um salto de qualidade grandioso, por exemplo, para facilitar a comunicação entre os indivíduos, reduzindo distâncias, colocando tudo à disposição num simples apertar de teclas.
Por outro lado, pode oferecer certos perigos, como o da acomodação, que é o tema tratado no quadrinho. Portanto, não é o caso de dizer que as novas tecnologias representam atraso ou retrocesso, muito pelo contrário, contudo, devemos sempre vê-las como ferramentas úteis ao nosso dia-a-dia, direcionando seu uso à nossas necessidades, fazendo delas ferramentas auxiliares, mas, de forma alguma empregá-las como muletas.
O aperfeiçoamento do intelecto continua sendo o item mais requisitado no mercado de trabalho em geral, até porque somos nós quem devemos controlar as tecnologias e utilizá-las em nosso benefício, e não ficarmos dependentes delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário